quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

É difícil puxar um trailer?

Olá, queridos amigos!

Nesta postagem gostaria de tratar de um assunto as vezes muito debatido no meio campista, que é diretamente relacionado ao reboque de trailers... É algo difícil? É perigoso? Qualquer carro pode puxar um trailer? O que se exige de quem reboca trailer?

Bom, inicialmente, reforço que desde 2011, ano em que a aberração da CNH E pra quem reboca qualquer tipo de trailer foi corrigida, esta é exigida somente pra trailers acima de 6.000kg, o que na categoria de trailers turísticos, não é o caso de nenhum. Isso foi um tremendo alívio que ressuscitou um setor que estava praticamente sepultado em nosso país, mas este é outro assunto. Então, se o seu carro rebocador exige CNH B, você pode puxar trailer com a CNH do rebocador. Se for uma grande camionete que exige CNH C, você também pode rebocar trailer com a cnh do rebocador.

- "Ahhh, mas acho que deveria existir uma categoria especial pra se rebocar trailers! Como a pessoa que nunca rebocou nada na vida pode já sair com um trailer?!" - Bom, gosto de comparar "aprender a rebocar" com o que todos vivenciamos quando aprendemos a dirigir... A auto-escola te ensinou a dirigir? - sejamos francos, não. Ela te ensinou a teoria e te ensinou a passar nos testes. Não temos pontos marcados no retrovisor e nos vidros dos nossos carros, pra nos guiar, no entanto hoje sabemos estacionar. Na auto-escola, nunca pegamos rodovias, no entanto hoje somos perfeitamente aptos a viajar. Como isso? - Simples, desde que recebemos nossa primeira CNH, a tal da "permissão", pegamos o carro e saímos a praticar, e aí de fato aprendemos a dirigir, no trânsito, nas situações reais do dia-a-dia, nenhum curso nos ensinou isso.
Com o trailer é a mesma coisa! Engatei, já sei tudo? -não! Mas vou praticar! Posso ir a uma rua de pouco movimento treinar manobras, marcha à ré etc etc.

Abaixo gostaria de dar algumas dicas pra ajudar nesse processo de rebocar um trailer, pra quem nunca rebocou nada. Desde já quero dizer: Não tem segredo nenhum!! Assim como a gente aprendeu a andar, depois a andar de bicicleta, depois a dirigir, aprendemos também a rebocar, o que na minha opinião é o mais fácil dessa lista.

Primeiramente, antes de rebocar um trailer, é preciso ter alguns cuidados com o carro:
Antes de tudo, tem que pegar o manual do carro e ver se o mesmo é compatível com reboques, ver a capacidade de reboque com freio e sem freio. Baseado nisso é que você deve decidir o tamanho e modelo do trailer a se rebocar, (ou trocar de carro).

1) O que une o carro ao trailer é o engate. - Meu engate é adequado? Já adianto que esses comprados em loja não servem. o Ideal é numa fábrica de engates se fabricar um adequado ao seu carro, com muitos pontos de fixação, com sustentação vertical, pois os trailers são veículos pesados, e muitos carros tem uma estrutura frágil pra se fixar engates, então é necessário distribuir a força entre muitos pontos de fixação.
2) O meu trailer está em dia? Se você comprou um trailer usado é IMPRESCINDÍVEL revisão antes de puxar. Na dúvida, leve o trailer de plataforma. A maioria dos nossos trailers tem 30 anos pra mais, é necessário abrir as rodas, verificar rolamentos, freio, verifica o eixo quanto a corrosão, rachaduras etc, bem como as lanças (ou cabresto, que engata no carro). Essa parte do conjunto de engate sofre muito trabalho e está sujeita à corrosão, rachaduras etc, principalmente se o trailer ficou em lugar exposto ao sol e chuva. Tudo isso é fácil e simples de se arrumar, mas exige total atenção.
3) Verificar as ligações elétricas: Tudo o que o carro sinalizar, o trailer precisa sinalizar.
4) Visão: se meus retrovisores não me permitem boa visão com o trailer engatado, devo usar extensores nos retrovisores do carro. Existe pra comprar, ou você mesmo pode fazer, como eu fiz.


Ainda sobre o quesito visão, existem hoje recursos fáceis, como câmeras, no carro pra ajudar inclusive na hora de engatar:


E também câmera na traseira do trailer, o que facilita muito ultrapassagens, quando voltar pra pista da direita após ter ultrapassado outro veículo... este aparecerá na câmera do trailer, ou seja, já está atrás do trailer:

São recursos simples, de fácil instalação e baratos. (Muito mais baratos que um par de extensores de retrovisor).
5) SINALIZE TUDO! Qualquer simples mudança de faixa, USE A SETA. Se as pessoas entenderem a sua manobra a maior parte dos riscos acabam.
6) Não fique muito auto-confiante. Atenção e prudência são tudo!!

Após observar todos estes itens, é começar a praticar, engatar o trailer, verificar se está bem travada a munheca do trailer no engate do carro, usar os pinos de trava, corrente de segurança presa a outro ponto do carro, que não o engate. Se possível, vá até um lugar amplo e praticar manobras...
O conceito parece difícil mas não é, na marcha à ré, o trailer fará exatamente o movimento contrário ao carro, virar o volante pra direita, levará a traseira do trailer pra esquerda. Uma dica que me ajudou no começo é manobrar olhando pelos retrovisores e não virando a cabeça pra trás.
Não exite em descer do carro e verificar o terreno quanto a obstáculos, tocos de árvore, buracos etc. Outra dica muito importante: A manobra de um reboque de ré é feita por múltiplos movimentos subsequentes de ir pra trás e pra frente!!! NÃO queira enfiar o trailer EM uma ÚNICA MANOBRA! Você inicia pelo trailer, mesmo que o carro faça o oposto, anda alguns metros (próximo a fazer o 'L', pára, joga o volante do carro pro lado oposto, anda um pouquinho pra frente pra corrigir o carro, pára, desvire o volante e volte a dar ré conduzindo o trailer pra sua vaga, e repete este processo quantas vezes forem necessárias. Em poucas manobras se pega 'o jeito' da coisa... rsrs.
Não ache que manobrar carretinha é mais fácil, pois não é. Pelo contrário, quanto mais próximo o eixo fica do engate do carro, mais rápida será a ação do volante sobre o reboque em marcha-à-ré. Manobrar trailer já não, este é mais lento em fazer o angulo, você vai acertando devagar. O controle é mais fácil.

Outro item primordial: VELOCIDADE. Segundo as leis de trânsito, qualquer veículo rebocando é considerado "Veículo Pesado". Está rebocando, não interessa se é uma carretinha de moto vazia, é veículo pesado. Onde Veículos leves andam a 110km/h, veículos pesados andam a 90km/h. Onde os leves andam a 100km/h, veículos pesados andam a 80km/h.  Você com certeza já reparou em placas nas estradas sinalizando isso. Então NUNCA ultrapasse essas velocidades com trailer. Digo que por margem de segurança, a boa velocidade pra trailer é 80km/h. Isso se traduz em mais tempo pra reagir à situações inesperadas, menor distância de frenagem, maior economia de combustível do carro trator.

Lembre-se que o trailer, além de ser um reboque mais largo que o carro, ele também é mais alto. Na dúvida, não passe. Peça pra alguém descer e ir olhar. Está sozinho? - Abra os vidros e vá muito devagar, antes de entrar efetivamente sob o lugar, desça e vá olhar.
[Ao chegar com o Caravana em casa, quando o comprei, abri a curva pra entrar na garagem, passando sob uma arvore, já estraguei a clarabóia nos galhos... rsrs (repare nos galhos sobre o teto, no outro dia cedo)
]

A Seguir, vou mostrar com quais carros já reboquei e qual a km que aproximadamente reboquei com cada um, e por fim nossa conclusão final.

Como a maioria sabe, meu primeiro trailer foi o Turiscar Caravana 1975, durante o tempo que o tive, o principal rebocador foi minha saudosa VW Brasília 1981, 1600cc dupla carburação. Com este Conjunto viajei cerca de 25.000km:




GM Corsa Sedan 1.4 Econo.Flex 2008. Com este puxamos cerca de 600km.


GM Corsa Sedan 1.8 Flexpower 2007. Puxamos cerca de 5000km:


GM S10 2.5HS TD 4x4 1998. Cerca de 6000km:


Ford Ranger 2.5HSD TDI 4x4 1998. Cerca de 10.000km puxei o Caravana:


Depois veio o Turiscar Brilhante SL480 1981 com a mesma Ranger 2.5 HSD.
Aqui posso relatar minha experiência na troca do trailer. O que senti: O Brilhante é mais pesado, o carro sente mais nas subidas. O Brilhante é mais largo, a área de visão diminui um pouco, nas primeiras viagens senti falta da câmera que tinha no Caravana, e voltei a usar os espelhos (que no Caravana, depois da câmera, pouquíssimas vezes usei). Senti que pra manobrar, o Brilhante demora mais pra fazer os ângulos (mais distante do engate). Fora isso, o Brilhante não passa de um "Caravanão" dirigibilidade, estabilidade, tal qual.

Puxei com a Ranger 2.5 o Brilhante por uns 9.000km, inclusive a maior viagem que já fiz de trailer, pras Serras Gaúchas, 2500km.





E este ano trocamos trocamos a Ranger 2.5 HSD 1998 numa Ranger 3.0 PowerStroke 2006. Com essa só puxei 1300km ainda...



MEU PAI comprou o Caravana e puxou em sua S10 cerca de 4200km:




Depois comprou o seu Brilhante SL480, e puxou cerca de 1500km com a S10:


E 2600km de Ranger 3.0:
























O que podemos concluir dessa história toda:

- Puxar trailer não é difícil. Não é nada complicado. Não requer habilidades "super especiais" e todo mundo que dirige bem, com cuidado, prudência, se quiser pode puxar trailer. Requer apenas cautela e prática, paciência e muita prudência, como já repeti várias vezes. Faça as manobras devagar, ande devagar sobretudo dentro de cidades. DÊ SETA antes de fazer qualquer manobra.

Reparando aqui nosso histórico, vejo que até hoje, ainda mais puxei trailer com carro de passeio do que com camionetes. Minha velocidade máxima de viagem não mudou desde a Brasília até a Ranger 3.0, continua na faixa de 80-90km/h, a diferença de puxar com camionete está ligada a puxar trailer maior (de fato não é compatível puxar um trailer como um Brilhante num carro de passeio, pois estes não tem capacidade para tal, estrutural, peso pra segurar o conjunto, não apenas o "motor pra puxar".

Quer puxar de carro de passeio, compre um trailer pequeno, um Turiscar Jóia, Caravana no máximo! Na linha do KG, 270 e 330 no máximo. Algo muito significativo que notei na época que rebocava com a Brasília e os Corsas: Quanto mais acessórios, maior o consumo de combustível e pior o desempenho do carro, então leve somente o necessário e equipe somente o necessário. Viaje de caixa dágua vazia.

No mais, é só alegria, puxar trailer é muito bom, pra mim é motivo de satisfação e alegria, dirigir rebocando meu trailer. A diversão da viagem pra mim começa desde o momento que engato meu trailer!! Aliás esse, na minha opinião é um requisito básico pra quem está pensando em comprar Veículos de Recreação: Gostar de dirigir. Se não gosta, conselho de amigo: Não compre trailer, ou mesmo MH etc. Viaje de avião, ônibus e fique em hotel. Se você gosta de dirigir, viajar, curtir a estrada, aí sim, é a sua "praia".



Grande abraço,

Davi Perpétuo.


12 comentários:

  1. Ótima postagem, Davi! Muita clareza e exemplos para desmistificar o reboque de trailers. Um grande abraço!

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  2. Davi, excelentes textos, muito elucidativos e úteis para todos que já rebocam ou desejam iniciar nesse fantástico mundo do caravanismo. Parabéns !

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  3. Davi, excelente texto, adorei como diferenciou em puxar com carro e com picapes! Realmente coloca um ponto final!! Muitos colocam que você sempre tem que ter a picape, sem negociação, mas se for um trailer pequeno (que convenhamos tem espaço similar a muito quarto de pousada), você se viabiliza e já começa a curtir!

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  4. Bom dia amigo, essa caravana pesa qtos kilos? Um carro Honda fit 1.4 automático consegue puxar bem nesse conjunto? Teria segurança numa serra?

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  5. Valeu amigo pelas explicações. Gostei muito do texto. Eu e minha esposa estamos querendo partir para o trailer, como moradia mesmo, nosso trabalho permite estar em vários lugares. Hj com a internet Tu Só ficou mais fácil. Cansamos de estar em um lugar só. Queremos a estrada, estou mesmo querendo partir para o trailer mesmo tendo amigos com motor home. Vejo que o trailer para quem vai morar ainda mais casal sem filhos, tem muito mais espaço.
    Obrigado e forte abraço.

    Dúvida. Pode puxar um reboque atrás do trailer?
    Conjunto
    Carro+ trailer+ reboque?

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  6. Nossa esse é meu sonho, poder viajar assim, pensei em uma motorhome mas sei q aqui no Brasil é muito difícil regularizar, adorei seu poste e foi muito inspirador, gostaria de saber se tem como falar com vc em particular, tenho algumas dúvidas q gostaria de tirar com vc.
    Obrigada pela postagem

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  7. Obrigado vou começar dirigi estou apreensiva mais já me aliviou um pouco suas dicas minha filha vai vender lanches e ainda não dirige mais vai dar tudo certo vou seguir suas dicas e Deus sempre no comando rs

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  8. Caro amigo.
    Acabo de comprar um Turiscar 6.5. Sempre com receio busco postagens.
    As suas são excelentes porque são esclarecedoras, desmistifica mais fala muito em prudência.
    Parabéns pela ação de ajudar ao próximo.

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  9. brigado por compartilhar sua experiência, muito escarecedor. te agradeço, vc tirou minhas duvidas.

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  10. Compramos um KC 270, nunca puxamos nada.. vamos seguir suas dicas.. prudencia e paciencia
    grata
    Ester

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  11. Que matéria top! Há muita coisa boa na internet! Show de bola!

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